Recolocação

Acreditamos em gente, queremos e podemos ajudá-las, sem falsas promessas ou compromissos futuros. Nossa postura, crenças e valores, nos impede em vincular qualquer tipo de remuneração por parte dos participantes, que esteja diretamente relacionada a busca e obtenção de um novo emprego.

O que garante a empregabilidade é o fortalecimento da carreira.

As oportunidades são muitas, elas estão em diversos setores do mercado, nas grandes cidades, no interior, fora do pais. Para uns elas não faltam, para outros elas são escassas e dificeis. Onde reside a base dessa desigualdade? Muitos são os fatores que levam a isso, os sociais, étnicos, regionais, e por ai vai... Mas boa parte dessas diferenças reside em nós mesmos. No nosso jeito de ser, na forma com fazemos nossas escolhas, como reajimos aos diversos estímulos apresentados pelo cotidiano. Como podemos melhorar nossas competências, tornarmos mais competitivos, e em condições conquistar mais oportunidades?

O tão famoso Currículum Vitae (CV), que enviamos para potenciais oportunidades, retrata um pouco do que somos, e por isso mesmo precisa ser bem elaborado e tratado quase que pontualmente, para cada uma das oportunidades oferecidas. Existe um outro lado, ligados a seu temperamento e caráter, a aquele jeitão de ser e reagir a determinadas situações, sejam elas diante de um quadro de normalidade, ou aquelas que envolvam grande stress ou pressão.

Conseguimos através do CV mostrar conhecimentos - base da nossa formação - e o quanto já investimos para fortalecer, dar solidez e consistência a nossa carreira. Falamos também das nossas habilidades, para atuar ou executar multiplas funções, e ainda o que já realizamos e/ou estamos qualificados a fazer. Dessa forma somos contratados pelo que conhecemos e sabemos fazer, e promovidos, esquecidos ou desligados, pela forma como fazemos, ou reajimos ao ambiente.

Primeiro, faça aquilo que você gosta, depois arrume um jeito de ganhar dinheiro com isso.

Ter o melhor CV não lhe garante a vaga. É fundamental mostrar sua disposição em conquistá-la, ser a melhor opção, provar que você vale estar na folha de salários daquela empresa. E nós só conseguimos fazer isso, quando efetivamente fazemos o que gostamos, quando somos investidos de uma intensa paixão, quando estamos em linha com o que existe de mais atualizado naquela assunto, quando estamos dispostos a dar mais por aquela causa, porque é o que acreditamos e queremos fazer.

Você está em busca de um emprego ou de um trabalho?

Todas as vezes que você vai em busca de um emprego, ou de um salário, você estará buscando algo incerto, instável, e que um dia provavelmente não terá. Hoje, e cada vez mais o mercado estará oferecendo um trabalho a ser feito, por um determinado prazo, para aquele que estiver disposto a fazer, e esteja qualificado para isso. Pode ser algo que dure, horas, dias, meses, anos ou a vida inteira, mas você terá que estar disposto e preparado a fazer o que precisa ser feito. Isso se aplica ao mais simples dos trabalhadores, ou mesmo a um executivo. Como diz o nosso último romantico Lulu Santos "tudo passa, tudo sempre passará".

Por onde começar?

Felizmente nascemos com a capacidade de podermos sempre recomeçar, e isso é o que importa, mas por outro lado nossa vida não é nenhum restaurante a la carte, onde você primeiro come, para depois pagar. Muito pelo contrário, a conta vem antes, e se você quer comer terá sempre que pagar antecipado. Com a gente é a mesma, primeiro você tem que se fortalecer de conhecimentos, habilidades e atitudes, para depois conquistar as melhores oportunidades. Nada acontece de um dia para outro, e sim com base num projeto que você possa estruturar, e todos os dias contabilizar novas conquistas.

Sorte, ou Azar?

Se você acredita em sorte ou azar, em horóscopo, em astrologia, numerologia, no destino, e outras coisas mais, parabéns...isso pode até ajudá-lo, mas indepedente disso, começe a traçar o seu plano de ação. Um plano de ação exige vontade, determinação, humildade, obcessão por alcançar as metas estabelecidas, e saber reconhecer que a cada dia você estará melhor preparado e qualificado para ganhar aquilo que realmente vale e merece. O mercado é rigorosamente justo, e pagará a você exatamente o que merece ganhar. Se pretendes ganhar um salário mínimo, você poderá até ganhar, mas se você pensa em ganhar R$ 30.000,00 p/mês, ou R$ 150,00 p/hora de trabalho, você terá que provar que vale isso.

Roteiro básico para elaboração de um Plano de Ação com vistas a fortalecer sua carreira:

A primeira etapa do seu plano será rever o que você já fez até hoje. Isso envolve os seguinte pontos de levantamentos, análise e reflexão:

  • Formação Acadêmica: Cursos realizados; Instituições por onde passou;Aspectos qualitativos do que aprendeu; níveis de realização com o que aprendeu; o que ficou faltando aprender, ou aprendeu de forma deficiente; o que gostaria de aprender.
  • Realizações: O que você já realizou profissionalmente, e como pode mensurar os resultados alcançados. Relacione e priorize suas realizações.
  • Habilidade adquiridas: Faça uma lista das suas habilidade, possuimos centenas delas, algumas naturalmente, outras porque aprendemos e treinamos.
  • Características pessoais relevantes: Gosta de liderar e conduzir pessoas ou participar de equipes; valoriza mais o relacionamento, ou trabalhos realizados; é mais detalhista ou superficial; prefere autonômia e independência, ou supervisão e acompanhamento; quer tudo prá ontem, ou no seu próprio ritmo; deseja as mudanças sempre, ou de forma planejada; prefere planejar ou executar; aceita bem a rotina, ou precisa estar sempre mudando de atividade; quer falar, ou prefere ouvir,gosta de estar entre colegas e amigos, ou valoriza o seu espaço de trabalho, etc...
  • Fatores Interpessoais: Como você se relaciona com as pessoas, de forma mais mais aberta, mais fechada; é um brincalhão e falador, ou prefere ser mais reservado. Qual é o seu círculo de relacionamento?. Possui muitos amigos? Tem facilidade para chegar nas pessoas e empresas? Valoriza primeiro conhecer o ambiente, e depois ir se soltando aos poucos?
  • Análise de forças, fraquezas, riscos e oportunidades: Faça uma lista sincera daquilo que reconhece como sendo os seus pontos fortes, pontos fracos, riscos eminentes que possam afetar sua carreira, e oportunidades que consegue vislumbrar e direcionar esforços. Seja generoso nessa etapa, não ecomize esforços e produção uma lista com o máximo de informações possíveis
  • Comunicação: Como você estabele a comunicação com as pessoas, você escuta ativamente; redige corretamente, sabe se expressar corretamente e sabe fazer apresentações interessantes.
  • Estratégia Organizacional: É uma pessoa orientada para clientes e comunidade, possui uma visão ampla sobre os negócios da empresa.Tem noções sobre gestão, processos de trabalho, e liderança de equipes.

Visão de Futuro:

Esse é o passo seguinte: definir onde você quer chegar, o você quer ser, em quanto tempo isso pode se tornar concreto, e principalmente o que está faltando nesse percurso, entre o que você quer ser, e o que que você é atualmente. Não desenho o seu futuro a partir do que você é hoje, mas sim a partir do que você quer ser. Veja se existe consistência em relação ao que falta, tempo e recursos necessários. Siga estes passos:

  • Reflita sobre o que efetivamente quer ser, onde quer chegar, quanto quer ganhar.
  • Defina em quanto tempo que atingir seu objetivo de forma realistica, sem acreditar em milagres.
  • Relacione cronologicamente todas as ações que você acredita que precisa cumprir para alcançar seu objetivo.
  • Veja se a linha do tempo é suficiente para fazer o que precisa ser feito.
  • Estabeleça as prioridades para que você possa focar diariamente nas suas ações.
  • Transforme em metas as ações a serem realizadas e veja os critérios de precedência entre elas.
  • Saiba com certeza o que você precisa começar a fazer hoje, para alcançar seus resultados.

Transforme o seu Projeto de Visão em um Plano de Ação escrito e detalhado:

Escreva suas metas de forma clara, mensuráveis e que sejam entendidas por qualquer pessoa. Saiba o que fazer, porquê fazer, quando precisa fazer, quem pode ajudá-lo; quando irá concluir, e para que irá servir a realização dessa meta. Seja sintético e objetivo naquilo que precisa ser feito por você.Seja ortodoxo nos seguintes aspectos:

  • Veja diariamente o que você precisa fazer.
  • Acompanhe os resultados e solicite ajuda sempre que encessário.
  • Antecipe aos atrasos e verifique o que pode ser modificado que não comprometa suas metas.
  • Evite adiar as datas como solução, pois isso pode afetar seus planos como um todo.
  • Seja humilde para reconhecer a necessidade constante de receber uma ajuda externa.
  • Celebre cada uma das suas conquistas, pois isso lhe dará energias para continuar.
  • Não morra por isso, os fracassos nos ajudam a recomeçar com mais experiência.
  • Não desista nunca.

Como podemos ajudá-lo, sem qualquer ônus financeiro:

  • Encaminhando seus dados cadastrais e currículares para todas as empresas clientes, que disponibizam vagas em nosso site.
  • Dando-lhe oportunidade de conhecer um pouco mais de suas caracteristícas, através do nosso indicador de características, que é disponibilizado para todos aqueles que cadastram seus dados em nosso site.
  • Quando partipante de entrevistas, ou processos seletivos em nossa empresa, dando-lhe algumas orientações que o ajudarão a alcançar seus objetivos.
  • Quando, por patrocínio de um dos nossos clientes, oferecendo-lhe feedbacks sobre testes, dinâmicas e processos que tenha participado.

Como podemos ajudá-lo, mediante a remuneração do nosso trabalho, e previamente negociado:

  • Inscrevê-lo como participante de um dos nossos programas.
  • Em entrevistas individuais e preparatórias para participação em processos seletivos.
  • Numa análise conjunta das sugestões citadas no roteiro acima.
  • A partir de demandas levantadas pelo participante e pertinente a nossa área de atuação
  • A partir de demandas de empresas clientes, para análise de situações pontuais sobre o assunto.

Nosso telefone: +55 xx 21 3385-4566 / faleconosco@talentostop.com